quarta-feira, 6 de novembro de 2013

 Antes de Aconselhar Tente Entender.....



Por: Mário Souza Spinola JR *


Não sou médico, nem psicólogo ou terapeuta. Sou apenas um cara que sofre deste problema, e que, desesperadamente busca a cura a cada dia. Neste caso continuarei a escrever sobre meus pensamentos, angústias e esperanças sobre o assunto, e se você quiser compartilhar comigo, basta comentar aqui mesmo no Blog, ou me enviar sua opinião, crítica ou ajuda para mario.spinola@hotmail.com. Se tiver sofrendo com o problema acho que posso ajudar com minhas experiências, se já teve depressão e superou você pode nos ajudar e se está preocupado ou curioso e quer falar sobre o assunto, por favor, nos ajude.


Em dados momentos nos sentimos solitários. E o pior, é que queremos estar só. Por mais que amigos, parentes ou mesmo curiosos nos aconselhem a estar com alguém, Não é o que queremos. Mesmo sabendo que é importante estar com outras pessoas.

Outro dia encontrei um amigo que descobriu que eu sofria de depressão. Então, deu logo o remédio para a superação imediata, afirmando como sugestão o casamento. Eu sei que a maioria das pessoas quer ajudar. Mas acaba falando um “monte” de asneiras ao tentar soluções imediatistas para uma pessoa que sofre de depressão. Eu ainda não sei se estas pessoas nos acham um pouco idiota ou se de fato querem mesmo nos ajudar. Ainda prefiro ficar com a segunda opção.

Com esta opinião não quero dizer que o casamento não seja importante, inclusive, para ajudar no tratamento de uma pessoa depressiva. Muito menos quero dizer que casar seja um ato idiota. De maneira nenhuma. Mas o que quero dizer é que as coisas não são tão simples assim. Ou você leitor, casaria com uma pessoa depressiva?

Você deve estar pensando o quanto é difícil ajudar uma pessoa com depressão. Você não está errado. É difícil mesmo. Talvez ouvir apenas, sem falar nada. Só ouvir seja a melhor forma de ajudar uma pessoa que porta esta infeliz e chamada doença do século. Os momentos em que mais obtive ajuda foram quando não me aconselharam. Mesmo por que quem não sofre deste mal ou não é especialista no assunto não tem mesmo nada útil para falar.

De certa forma eu entendo a situação daqueles que nos amam. Eles têm tanta vontade de nos ver sãos e felizes que começam a dizer coisas que vem pela cabeça. Entre estas coisas estão, o “rejeita este mal, isso é coisa do Diabo” fala o cristão. O “você tem que casar ou arrumar filhos”, fala o amigo mais simples. “Você tem que sair e curtir a vida, beber, fumar ou ir além um pouco mais”, dizem outros.

Quando ouço estes conselhos, entre outros mais, fico a pensar se não seria melhor que estas pessoas ficassem em silêncio e apenas ouvissem. Então, desisto de falar sobre este assunto com estas pessoas. Elas não sabem o quanto é complexo e dolorido estar com esta doença e por isso acham que estão ajudando. Na verdade, estão piorando ainda mais.


Tenho aprendido a lidar com alguns problemas ou sintomas relacionados à depressão. Outro dia, descobri duas situações interessantes. Tenho uma amiga que gosto muito, já trabalhamos juntos e nos desabafávamos sempre que necessário. Percebi que ela não quer me ouvir mais. Então usou uma estratégia bastante interessante. Ou seja, quando ela me avista, me cumprimenta dizendo: _ “Você está bem”. _ “Nossa, como você está bem!”.  A outra situação é de uma pessoa próxima (da minha família), quando nos falamos pelo telefone, ela não me pergunta como estou. Simplesmente, após o “alô”, ela diz com voz forte e bem firme: _”Você está bem, né?” Acho engraçado, elas pensam que ajudam.

Para encerrar o meu texto de hoje, quero indicar um filme que vai lhe ajudar a entender um pouco a cabeça de uma pessoa com depressão ou doenças semelhantes. Trata-se de “Uma Mente Brilhante”, com Russel Crowe, representando o papel do matemático John Nash. Baseado em fatos reais o filme conta a vida do Matemático John Nash.
 Além de te mostrar como é uma pessoa com sintomas depressivos, o filme é envolvente e interessante e rendeu quatro prêmios do Oscar 2001, incluindo o de melhor filme. Assista e terá melhores condições de ajudar as pessoas que que precisam de você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário