sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Quando se faz necessário afastar de alguns amigos








Sabemos que não é fácil viver sem amigos. Todos precisam de amigos. O ser humano não foi criado para viver sozinho e isolado.No entanto, alguns amigos às vezes sem querer atrapalham demasiadamente a vida da gente.
Ainda na minha infância, aprendi com um velho amigo que afirmava dizendo: “Cada pessoa é única, original e irrepetível”. Já a antropologia diz:“que o que nos torna iguais é o fato de sermos diferentes”. Isto é, somos iguais porque raciocinamos, coisa que nenhum outro animal faz e somos diferentes porque cada qual tem seu próprio jeito de pensar. Não pensamos exatamente iguais. Não temos hábitos exatamente iguais. Não reagimos exatamente iguais aos outros. No entanto, alguns amigos ou familiares querem que nós sejamos exatamente iguais a eles.
Para qualquer outra pessoa, tudo bem. Mas para nós que sofremos de depressão as coisas não é tão fácil assim. Quando alguém quer entrar em nossa vida sem mesmo pedir licença, é preciso isolar de vez essa pessoa. Mesmo que ela seja a mais próxima de nós. É uma questão de vida ou morte. Uma questão de bem estar pessoal.
É bom lembrar que só seremos bons com os outros se estivermos bem conosco mesmo. Em Alcoólicos Anônimos existem uma orientação de tamanha importância para aquelas pessoas que pretende se manter sóbrios. Quero aconselhar aqui aos meus amigos a seguir estas orientações, são elas: “Primeiro eu, segundo eu, terceiro eu, sempre eu. Isto quer dizer que a prioridade é sempre eu em primeiro lugar”.
 Será necessário afastar de todos e qualquer opinião ou pessoa que vá prejudicar aquele que sofre de depressão. É bom lembrar que:se eu estiver bem, me apresentarei bem diante das pessoas. Se estiver mal, apresentarei mal. Então se faz necessário abandonar algumas amizades que podem nos prejudicar.
É claro que não é fácil. É claro que dói muito. Mas é necessário. É como remédio, tem sempre um gosto ruim, mas o seu benefício certamente aparecerá. Viver próximo a uma pessoa que quer que você seja como ela para uma pessoa que luta contra a depressão é como caminhar para o próprio suicídio.
 Mesmo que seja amigo ou parente, para uma pessoa que sofre de depressão é uma maneira de se encher de culpas, tristezas e dessabores. Isto só vai deixar esta pessoa ainda mais doente. Nós que estamos tentando livrar deste mal,precisamos de pessoas que nos dão carinho, atenção e amor. Que nos amem e nos compreenda de fato. Que nos respeitem como somos e não de quem insistem em impor seus conceitos e valores, sejam eles quais forem.
Se algum amigo ou parente está insistindo com você para que seja como ele, deixe esta pessoa para trás. Isso será bom pra você e para ela também. Viva e deixe viver. Seja feliz. Ou pelo menos tente ser feliz, mesmo que a depressão ainda insiste em te acompanhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário