quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Livrando de qualquer tipo de culpa



Viver sentindo culpa é definitivamente horrível para qualquer pessoa. Para quem sofre de depressão é ainda pior. Sentir-se culpado para uma pessoa que sofre desse mal é tão terrível que leva algumas pessoas a dar cabo de sua própria vida.
Uma pessoa com depressão não pode de maneira nenhuma se sentir culpado. No entanto, a culpa parece correr atrás justamente daqueles que mais sofrem.
São muitos os contribuintes que trabalham para nos deixar culpados. Algumas religiões são exemplos. Esta reflexão deixará alguém chateado  comigo. Mas não posso deixar de lado o cristianismo, é uma das religiões que mais contribuem para a culpa. Eu nem diria que o Cristianismo é o responsável. Mas sim, a maioria dos métodos usados por seus divulgadores.

Se você observar o que diz  a Bíblia, (principal código de conduta do cristianismo),  verá que Deus é amor. Amor, e não punição. Amor e não briga. Amor e não culpa.  Se as pessoas entendessem a Graça Divina, com certeza não fariam tantas acusações. O texto bíblico diz que Deus é Amor. Então por que tanta culpa?
Quando se ama alguém se faz de tudo para ver esta pessoa feliz. É infeliz todo aquele que sente culpa. Se eu prego que Deus é amor e vivo te condenando, então existe algo errado. É antagônico.
 Se Deus é paz, por que mensagens de tantos tormentos? A Bíblia diz também que Cristo liberta. Que a palavra de Deus liberta. Então por que a maioria dos líderes do cristianismo apreendem seus seguidores?
Muitos dos leitores conhecem aquele aparelhinho que se coloca na cabeça do cavalo para conduzi-lo. É o cabresto. Alguns líderes parecem usar um cabresto com o objetivo de conduzir seus seguidores.  A  culpa ou o medo dela parece ser a principal ferramenta para aprisionar às pessoas.
Volto aqui a comentar os passos de AA (Alcóolicos Anônimos). “Viemos a acreditar em um Poder Superior... Que seria Deus... da maneira que acreditamos ser Ele”. Eu parafraseei aqui. Da maneira que entendemos ou acreditamos ser Deus. No texto diz: “Viemos acreditar em um poder superior da maneira que O concebemos”.
É muito difícil romper com o paradigma já colocado. Afinal, aprendemos assim quando ainda éramos crianças. Está arraigado. Enraizado, colado em nossa mente. Fundamentou. No entanto, é preciso romper com este modelo de Deus que nos ensinaram e que ainda continuam a insistir em colocar em nossa mente. Tem que romper.
Para quem sofre de depressão eliminar a culpa é uma questão de sobrevivência. Ou você se livra dela ou ela te levará para o caos. Você não precisa abandonar o Cristianismo. Aliás, nem deve fazer isso. Mas precisa romper com uma série de exigências impostas pelos dirigentes de certas denominações ou seitas que pregam o cristianismo de maneira escravocrata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário