terça-feira, 29 de outubro de 2013

Quando se faz necessário manter a mente ocupada





*Por Mário Souza Spinola Jr.

Indiscutivelmente, para um doente é necessário seguir a orientação médica em todos os sentidos. No entanto, para uma pessoa com depressão e ansiedade, só o medicamento e as terapias recomendadas não bastam. É preciso manter a mente totalmente ocupada com coisas positivas. Uma boa leitura, assistir a bons filmes, bons papos com amigos e familiares, ouvir uma boa música e muita meditação poderá ajudar em muito.
É bom evitar ver filmes de terror ou drama, eles mexem com as nossas emoções de maneira forte e até descontrolada.  Alguns filmes (drama) chegam a nos colocar como participantes do enredo e parece que é a nossa história. Caia fora destes tipos de filmes.

 Na verdade, quando estamos sensíveis , é exatamente isso que queremos. Queremos algo que alimente nossa tristeza e o nosso vazio. Dá até uma impressão ilusória de que nós não estamos sozinhos. No entanto, nunca ajuda em nada, apenas piora o nosso quadro depressivo.

Quanto ao filme de terror. Em alguns momentos de crises costumamos ter algumas alucinações ou pesadelos. O filme de terror só ajuda a piorar esses momentos. Então o conselho é para fugir dos filmes e livros desse gênero. Procure um filme maneiro, de comédia ou de autoajuda.

É interessante evitar também filmes ou livros que nos levam muito a questionamentos de perguntas sem respostas. Em outras palavras, perguntas como “de onde viemos?”, “prá onde é que vamos?”.

 Livros e filmes religiosos e de auto-ajuda são bastante interessantes, desde que não causem aquela avalanche de questionamentos.

Existem dois livros interessantes que o amigo pode ler, seguir e se maravilhar. “Os 12 Passos” e “Na Opinião de Bill”, ambos de AA (Alcoólicos Anônimos). Estes livros nos dão uma noção ou rumo de como ir controlando a nossa mente e ajudando-nos a mantê-la ocupada com boas coisas. E a Bíblia Sagrada, é claro, para mim o principal livro.

Joyce Mayer tem um livro com o Título, o Campo de Batalha da Mente.... Este livro é algo indiscutivelmente ótimo para aprender a manter a mente ocupada e positiva. Ler este livro nos engrandece e nos coloca no topo de algo positivo. Ah, antes que eu me esqueça, este livro deve ser lido também por pessoas que convivem com deprimidos e por todos aqueles que têm dificuldades em pensar positivo. Leia-o depois me conte se estou ou não certo.

Participar de encontros e reuniões de AA (Alcoólicos Anônimos), ou semelhantes, Cultos Religiosos, trocas de informações com aqueles que sofrem do meso problema. E, finalmente, dedicar pelo menos 20 minutos de seu tempo em oração ou meditação. Talvez você esteja com dificuldades em acreditar no Deus que se divulga nas igrejas, então eu recomendo que você faça como os membros de AA, acredite num Ser Superior e pense Nele, mas medite e ore ou reze pensando Neste ser. Mesmo sem crer, continue declarando, afirmando que precisa da ajuda divina.

Bem. Espero ter ajudado. É importante observa aqui, que falo como uma pessoa que está fazendo tratamento de depressão. Portanto, nada profissional, apenas experiências que vem dando certo, e se está dando certo para mim, pode ser que ajude você também. Ah, me escreva compartilhando sua experiência. Ficarei feliz em receber seu comentário. Meu e-mail:  Mario.spinola@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário